QUAL O BATOM VERMELHO IDEAL PARA CADA TOM DE PELE


Existe uma gama tão extensa de batons vermelhos no mercado de cosméticos, que atire a primeira pedra quem nunca ficou confusa na hora de eleger um batom vermelho que caísse melhor em si mesma. Esqueça a regra boba que as revistas de beleza te contaram que, supostamente, negras só ficam bem com tons escuros, enquanto as brancas só devem usar tons mais claros. Isso está ultrapassadíssimo. O segredo não está na luminosidade (claro/escuro) do vermelho, mas sim no seu fundo – se ele é quente ou frio. Vem que eu te explico como.

O que é luminosidade?

Primeiro vamos entender o que eu quero dizer com luminosidade. Ela é, basicamente, o quanto mais próxima é a cor do branco ou do preto. Ela é a gama de uma cor que vai do escuro ao claro. Como mostra a imagem que fiz como exemplo abaixo. Ela mostra a luminosidade em batons na cor vermelha, que permite ir do rosa claro ao vinho.


O que é fundo e subtom?
Agora vamos entender o que eu quero dizer com fundo e subtom. Ambos quer dizer a mesma coisa: a cor por detrás da cor predominante. Por isso é chamada de cor de fundo ou, em termos profissionais, o subtom. Um exemplo rápido: um tom de pele claro com subtom frio, nada mais é do que um tom de pele branco com fundo rosado. Mas isso não é aplicado só na pele, mas também em cosméticos. Por exemplo, um batom vermelho com subtom frio, é um batom vermelho e seu fundo é rosado/azulado. Capisce?
O subtom do batom vermelho, assim como no seu tom da pele, pode ser quente, frio ou neutro (amarelado, rosado ou meio-tom) que faz toda a diferença no resultado final enquanto aplicado nos seus lábios. Também fiz uma imagem como exemplo abaixo. Dê uma boa olhada e tente identificar os frios e os quentes na ilustração, lembrando que todos estão na mesma luminosidade.

Certo! Então qual é a sacada do batom vermelho ideal?
Bom, o primeiro passo é identificar qual o tom da sua pele. Ele é claro, médio ou escuro?
segundo passo é identificar qual o subtom da sua pele. É frio (rosado), neutro (meio tom) ou quente (amarelado)?  Identificando seu tom e subtom exatos da sua pele, volte pra cá. :)
O terceiro passo é identificar sua posição no gráfico do tom.
Se tiver dificuldades em se localizar no gráfico, um exemplo: se o seu tom de pele for médio e seu subtom for quente, você se encontrará na posição da Kim Kardashian, e a sua cor ideal de vermelho é aquela com fundos quentes. Por quê? Porque o tom de vermelho quente, quando aplicado nos seus lábios com subtom quente, ficarão em harmonia com seu tom de pele geral, evitando que a sua pele, enquanto amarelada, fique com efeito ainda mais amarelado. :)
Em resumo, para você poder se lembrar sempre, é bem simples: simplesmente aposte em subtons iguais ao da sua pele. Ou seja:
Se o seu subtom de pele é frio/rosado, aposte em subtons iguais ao seu, ou seja, tons de vermelho frios (que possuem fundos rosados e azulados).
Se o seu subtom de pele é neutro/meio-tom, aposte em qualquer tom de vermelho, seja ele quente ou frio (alaranjados ou rosados), inclusive os neutros.
Se o seu subtom de pele é quente/amarelado,  aposte em subtons iguais ao ao seu, ou seja, tons de vermelho quentes (que possuem fundos alaranjados e amarelados).

Dito isso, nunca, nunquinha, se limite à luminosidade do batom. Seja você, branca ou negra, não tenha medo de se jogar em qualquer tom, desde os claros até os mais escuros. Brancas ficam maravilhosas com tons como vermelho escuro, assim como negras ficam ainda mais lindas com tons de vermelho mais intenso.
A única coisa que você pode se atentar (e isso, se quiser!) é ao fundo do tom, se ele é quente ou frio. Obviamente, a não ser se você quiser o efeito que o batom com fundo contrário ao seu lhe proporciona. Por exemplo, há pessoas com pele de fundo frio que adoram o efeito que o vermelho com fundo quente dá – o de tom de pele um pouco mais bronzeado. Como também há pessoas com fundo de pele quente que adoram o efeito que o tom de vermelho com fundo frio lhes proporciona – uma pele mais sóbria.  Um exemplo? Veja algumas famosas que optando por tons de vermelho que possuem subtons iguais e contrários aos seus, em diferentes ocasiões.

A Amanda Seyfried possui subtom de pele frio e fica muito bem com o seu vermelho ideal, que é com o fundo frio. Mas fica exuberante também com um vermelho quente. (Foto/reprodução: Google Images)

A Selena Gomez, que possui subtom de pele neutro, fica linda com os vermelhos neutros ou de qualquer fundo. 
Já Rihanna possui a pele com subtom quente e, apesar de ficar bem com um vermelho frio, fica realmente maravilhosa com o seu tom ideal, o vermelho quente. 

Ah, mas você não tem saco de ficar na loja escolhendo o tom de vermelho ideal? Sem problemas. Existem marcas que fabricam batons vermelhos que possuem fundo neutro (nem muito quente e nem muito frio) que ficam exuberantes em qualquer tom de pele. Uma delas é a MAC com o seu famoso Ruby Woo que, apesar de se vender como frio ele não é tão puxado para o frio, e ficou famoso pelos maquiadores por ser coringa e combinar com todos os tons de pele.

TEXTO E CRÉDITOS (PATRICIA SACHS MAKEUP)


Comentários

Postagens mais visitadas