COMO DESCOBRIR O TOM E SUBTOM EXATOS DA SUA PELE
Uma das primeiras coisas que aprendemos em um curso de maquiagem e visagismo é sobre a gama de tons e subtons de pele existentes. Porque não basta a gente identificar qual o tom de pele da cliente – o que, convenhamos, é algo bem fácil de fazer. É preciso identificar também qual o subtom. Isso é importantíssimo para a gente saber, não só quais cores ficam mais harmônicas em você, mas também quais realçam, contrastam ou suavizam sua pele, olhos e cabelo. Por isso, neste post, vou te ensinar como identificar o seu tom e subtom, pra nunca mais errar. Vamos lá?!
O que são cores frias, quentes e neutras?
Para entender como funciona os tons e os subtons, primeiro você precisa entender o que são cores frias, neutras e quentes. Cores frias são tons azulados e rosados. Cores quentes são tons amarelados e alaranjados. E, por fim, cores neutras são as que compõem a gama de tons de preto, cinza e branco. Em alguns casos, tons como bege e marrom são consideradas neutras, porque são cores resultantes da mistura de uma cor quente (o vermelho) com uma com fria (o verde). Mas, fique atenta(o), dependendo da intensidade do vermelho ou do verde na cor marrom, ele naturalmente irá tender pra uma cor quente ou para uma cor fria. Para entender melhor, dá uma olhada nesse círculo de cores auto explicativo.
O que é tom?
O tom da pele é a altura do tom e luminosidade que a pele possui. Luminosidade é, basicamente, o quanto mais próxima é a cor do branco ou do preto. Ou seja, é uma gama extensa de uma cor que vai do escuro ao claro. Fiz um gráfico ilustrativo de diversos tons, dos mais claros ao mais escuros. Claro que não existem apenas esses tons, existem muito mais variações existentes, devido a miscigenação de raças, etnias e povos. O gráfico é só para te dar uma ideia, tá?
O que é subtom?
Agora que voê já tem ideia do que são tons, cores quentes, frias e neutras, fica fácil compreender o subtom aplicado na pele. Subtom nada mais é do que a cor de fundo da pele, enquanto a predominante é o seu tom (claro, médio ou escuro). É importante lembrar que o subtom da pele não tem nada a ver com etnia, ou seja, não é porque seu tom é escuro que você possui necessariamente o subtom quente, e não é porque seu tom é claro que você possui subtom frio. Como a gente aprende melhor olhando, fiz um gráfico ilustrativo de peles com subtons frios, neutros e quentes aplicados em 3 tons de pele – claro, médio e escuro.
Quem trabalha com cores, como maquiador ou cabeleireiro, devido à experiência por convívio, consegue identificar o tom e subtom a olho nu. Mas se você tiver dificuldades em descobrir o seu, há três formas simples e práticas de saber: O jeito mais popular é observar a coloração das veias do seu antebraço, pulso ou costas das mãos. Se elas são azuladas ou arroxeadas, seu subtom é frio (veias vermelhas + tom bege da pele + subtom azulado = roxo). Se elas são esverdeadas, seu subtom é quente (veias vermelhas + tom bege da pele + subtom alaranjado = verde). Não é nem uma e nem outra ou varia entre ambas cores, ficando um pouco verde-água? Então seu subtom é neutro.
Outra forma, menos popular, é colocar uma moeda dourada e outra prateada sobre a sua mão e analisar com qual cor a pele combina mais. Sabemos que prata é uma cor fria e dourado é uma cor quente. Logo, se a mão se parecer mais com a dourada, a pele é quente. Se parecer com a prateada, a pele é fria. Se combinar bem com ambas, a pele é neutra. Na falta de moedas, você pode usar sombras dourada e prateada e aplicar nas costas das mãos, a que “desaparecer” mais é o seu subtom.
Outra forma que, particularmente, acho menos certeira pois depende mais do gosto pessoal, é analisar quais cores de roupa você mais usa e acha que combina mais com você. No meu caso, meu guarda roupa tem mais cores neutras, como preto, azul marinho e verde. Então supostamente, minha pele é fria. E não é, minha pele é neutra. Mas e se eu usasse roupas de outras cores? Isso é muito pessoal, vai de gosto de cada um. Por, isso, ressalto novamente, esse é um jeito fácil de descobrir seu subtom, mas não muito certeiro. Então recomendo usar ele como confirmação – primeiro faça um dos dois primeiros testes e, pra confirmar, use esse terceiro. Se o seu guarda roupa possui predominantemente cores frias, seu subtom de pele talvez seja frio. Se o seu guarda roupa possui mais tons quentes do que frios, seu subtom talvez seja quente. E se possui grande variação entre cores quentes, frias e neutras (como preto, cinza e marrom), talvez seu subtom seja neutro.
E é isso, pessoal. (CRÉDITOS E TEXTO DA MATÉRIA: QUERIDA MAQUIADORA PATRICIA SACHS)
Comentários
Postar um comentário